|  Kobo  |  Windows  |  Redmi 2  |

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Android no Kobo Glo

 Fiz um pequeno vídeo mostrando o android rodando no Kobo Glo:





Isso foi possível porque existe um clone do kobo glo chamado tolino shine, e o sistema operacional dele é o android (bloqueado claro, mas foi por pouco tempo rsrs).. Não demorou muito para que um usuário do kobo descobrisse a semelhança de hardware e como ambos os aparelhos tem todo o sistema operacional gravado em um microSD comum em seu interior , foi simples fazer o teste e descobrir que o sistema do clone funciona no kobo glo, mas a compatibilidade não é 100%, não é possível desligar a luz totalmente, e a tecla de iluminação funciona como a tecla "voltar" do android, mas acho que com o tempo os desenvolvedores irão resolver tudo.





Use por sua conta e risco.
hack no firmware e hardware são mais arriscados, podendo perder o aparelho e a garantia


Tutorial básico de instalação:

link de download:
versão 23-11-2013

requisitos:
*cartão microSD de preferencia de 4gb acho que de 2gb funciona (eu usei um de 8gb).
*um leitor de cartão usb ( use um leitor de qualidade pois esse processo usa muito o cartão, se possível tenha mais de um, as vezes um modelo não se comporta bem nesse tipo de tarefa).
*estar com mais de 50% de bateria


1) primeiro vamos instalar o android em um cartão de memoria, para isso você deve usar o programa USB Duplicator Image Writer (baixe aqui).

2)conecte o leitor de cartão usb (já com o microsd) ao pc, abra o aplicativo USB Duplicator Image Writer e selecione a unidade do cartão, também escolha a imagem que será gravada, depois aperte write Image para iniciar a gravação espere terminar o processo, (de preferência use uma porta usb traseira.)
 

3) com o cartão preparado, desligue o kobo e retire a tampa traseira

4) retire com cuidado o cartão microsd interno original, preste atenção pois tem um componente bem pequeno e frágil(parece um grão de areia) embaixo do cartão cuidado para não destrui-lo

5)guarde o cartão microsd interno, ele tem Todo o sistema operacional do kobo glo ele é formatado de forma especial igual um hd com varias partições, com informações especiais como boot e kernel (que ficam na area não particionada) e talvez até o numero de serie, então não formate, não faça nada com ele, pois o conteúdo é difícil de recuperar, talvez nem seja possível ...

6) agora coloque o cartão com o android no slot interno, feche a tampa se quiser, e ligue o aparelho,

7)pronto agora teste o sistema como quiser... para reverter o processo é so desligar o aparelho e trocar os cartões...

eu só testei por alguns minutos, já voltei para o sistema original, só fiz pelo desafio.



Opcional
existe uma forma de fazer backup de segurança do cartão interno se quiser aprender:
 (eu fiz o backup mas não utilizei ainda pra saber se é totalmente funcional).
*baixe o USB Duplicator Image Creator aqui.

*conecte o leitor de cartão com o microsd interno ao pc.
CUIDADO: possivelmente o windows não o reconhecerá e vai dar a sugestão para formatar o cartão, Não aceite de maneira alguma.

*execute o USB Duplicator Image Creator , escolha o cartão que será copiado em removable device,
*depois escolha em image destination o nome e o lugar onde será salvo a copia do cartão,

*não esqueça de deixar selecionado a opção entire drive em image length (para copiar o cartão inteiro.)


*agora clique em create Image, e espere terminar.

*pronto o backup está feito é só guardar e torcer pra nunca ser preciso utilizar...  



fonte:
forum mobileread


15 comentários:

  1. Amigo meu kobo parou de funcionar apos uma atualizaçao falhar, onde consigo um backup para retauralo. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você pode tentar o reset de fabrica por hardware (parte 2 do tópico) acrescentei algumas dicas
      link:
      http://minutodroid.blogspot.com.br/2013/03/reset-kobo-glo.html

      Excluir
    2. tem como instalar um App do android no KOBO, sem precisar mudar de sistema?

      Excluir
  2. Cara, me tira uma duvida, e possivel instalar aplicativos da google play?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, mas o problema é que nem todos ficam bem com tela e-link,
      por isso ainda prefiro a simplicidade do sistema original.

      Excluir
    2. Pela experiência que estou tendo ao usar, é melhor instalar aplicativos com menos efeitos visuais. Quanto mais simples melhor.
      Exemplo: originalmente vem instalado o apps "galeria" para visualização de imagens, o antigo que era mais cheio de efeitos . Ficou horrível de visualizar então tirei ele e instalei o Quickpic que ficou ótimo e deu inclusive para trocar o papel de parede. Coloquei dois jogos de cartas freecel e de novo o que tinha menos efeitos e era mais automático para passar as cartas ficou melhor.

      Excluir
  3. Oi Marcelo, instalei no meu kobo glo, e tenho usado a uns 3 dias, ainda não sei com certeza quanto a duração da bateria, pois tenho usado muito para ajustes e testes do android em si e aplicativos instalados. Como usei muito o moon reader(vou chamar MR) antes do kobo e gosto muito dele, achei interessante ter o android no kobo. No início o google play funcionou mas logo em seguida não sei o que eu fiz ou se o sistema bloqueou ( todas as mensagens de erro são numa lingua muito diferente) parou de instalar. Mas peguei os "apks" do meu tablet e instalei em off. Instalei o "MR pro" que eu tenho comprado, instalei o golden dict e baixei os dicionários babilon inclusive o aurelio. Ficou show no MR , melhor que o dicionário do kobo, inclusive de tradução. Instalei uns jogos de carta que ficaram bons. Tirei o aplicativo nativo de imagem e instalei o Quickpic que é mais simples.
    Com ele é mole trocar o papel de parede do sistema. Pelo MR é mole tirar a iluminação pois ele tem um ajuste próprio de brilho. É fácil também trocar fonte e papel de fundo do livro . Coloque tudo em um cartão ( livros, imagens, fontes ) e depois é só procurar e adicionar. Mole inclusive mudar para o modo noturno. Só nunca mude para o modo paisagem tanto no andróid quanto no MR pois a tela para de funcionar e vc tem que resetar o aparelho. pelo MR é pior pois mesmo o aparelho voltando ao normal depois do reset o MR não voltou e tive que limpar os dados do programa no gerenciador de aplicativos do androide e configurar tudo de novo.
    Ele está bem rápido e estável. Vou testar mais um pouco no dia a dia e depois digo como foi e quanto durou a bateria em uso básico.

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcelo, tudo bem?
    Eu gostaria de saber se vc ja tentou substituir o cartão micro sd interno de 2 gb por um de 4 gb.
    Uma vez eu tentei copiar as partições existentes no micro sd interno de todas as formas que "eu" conheço e não consegui nenhum sinal.
    Grande abraço e meus parabéns e obrigado por compartilhar seu conhecimento sobre este tema que é o KOBO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente escreve no cartão a imagem (.img) na verdade estamos partionando o cartao e colocando nele exatamente o que tem no arquivo imagem. Eu usei cartão de 8 , 4 e 2 Gb e todos aparecem do mesmo tamanho. nunca testei mas acredito que se usar um programa de particonamento como o partition magic para redimencionar a partição do cartão, acredito que assim pode-se chegar ao tamanho total dele. Vou tentar e digo como foi.

      Excluir
    2. Olha que interessante, peguei um cartão de 8 gb e escrevi nele a imagem do meu kogo glo que eu havia salvo de acordo com o tutorial do Marcelo descrita acima. Abri ela no Linux e não no Windows. Apareceram 3 partições ( rootfs de 121,9 mb, recoveryfs de 130,5 mb e a KOBOeReader de 1,2 gb ) A Koboereader é a que a gente vê normalmente. Então abri o particionador e ví que existia todo o restante do cartão como espaço livre. Peguei a partição KoboeReader , que é a que nos interessa e redimencionei ela para o total do espaço livre e deu certo, fiquei com um kobo com 8 gb de espaço total para livros.
      Não sei como coloco aqui os screenshots mas se quiser eu mando.

      Excluir
    3. só acrescentando uma informação:
      muitos kobo glo já vem de fabrica com cartão interno de 4gb, mas a kobo sempre deixa 2gb oculto sei lá porque...(puro desleixo da kobo)
      o meu kobo é assim já vem com 4gb (aparece no video), mas nunca me preocupei em usar os 2gb ocultos, porque uso mais o cartão externo, acho mais pratico pra testar hacks.

      Excluir
  5. Olha Marcelo teu blog é nota dez, aprendi muito sobre meu kobo, eu nunca imaginaria que era tão simples fazer backup do sistema nem da existência de um cartão msd interno. Acho que a questão do espaço interno é só uma questão de padronização e porque seria dificil explicar porque uns tem um sistema de 2 e outros de 4 gb. o meu cartão só é de dois.
    Uma pergunta: é possivel atualizar o kobo via cartão externo? sem espeta-lo na porta usb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oficialmente não, e ainda não vi nenhum hack fazer isso.
      acho que deve ser possível alterando o script de atualização.
      mas só seria viável se essa modificação resistisse as novas atualizações.

      Excluir
  6. Gente, eu restaurei as configurações de fabrica no meu lobo glo. Mas na hora de inicializar, pede as configurações de wi-fi para atualizar. Mas toda vez que eu tento conectar da erro. E não consigo avançar nas configurações. Alguém me ajuda

    ResponderExcluir